QUAL É A REALIDADE BILÍNGUE?

A criança aprende, sob todos os aspectos, por imitação do comportamento do adulto. Mesmo antes de começar a falar intencionalmente, ela encontra-se na fase da “ecolalia”, isto é, a fase de imitação da palavra do adulto. Nesse momento, não podemos falar em linguagem oral porque não existe relação entre som e significado; entretanto, essa fase é de vital importância no desenvolvimento da linguagem porque as experiências vividas durante esse período favorecem a posterior aquisição de grupos complexos de vogais e consoantes.

Na All Together Bilingual School, a criança é inserida num universo sonoro bilíngue desde o primeiro dia de aula. Nesse contexto, ela recebe estímulos na língua inglesa em todas as atividades da Escola: brincadeiras, música, atividades motoras, atividades orais, etc.; dessa forma, o aprendizado da segunda língua acontece da mesma maneira em que aprende as normas e padrões de comportamento dos adultos.

Entre 2 e 5 anos de idade, a criança tem aptidão para adquirir uma conduta verbal bivalente, sempre que os estímulos nos dois idiomas respeitem suas necessidades, interesses e desejos. A aproximação da criança ao segundo idioma dá-se por impregnação natural e a função lúdica tem um papel primordial nesse momento, uma vez que é através de jogos e brincadeiras que a criança aprende naturalmente.

O objetivo primário da inserção da segunda língua, nos primeiros anos de vida, é o de desenvolver a compreensão do novo idioma apresentado. É importante destacar que a All Together Bilingual School não utiliza a segunda língua unicamente no discurso didático de sala de aula; o Inglês é adaptado à realidade da criança e funciona como um “micro-idioma”, apresentado em todas as situações da rotina escolar.

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Realidade bilíngue