Dia do Brinquedo!

dia do brinquedo

O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo. Assim acaba ligando-se afetivamente ao objeto.

Mas afinal, qual a importância pedagógica de levar os brinquedos para a escola na Educação Infantil?

O objetivo deste dia é promover a socialização, o respeito e a cooperação, proporcionar um ambiente agradável e amistoso, promovendo a integração entre os estudantes, incentivando o manuseio correto e o empréstimo dos brinquedos.

Além disso, o Dia do Brinquedo visa oportunizar maneiras e momentos descontraídos para que ocorra a aprendizagem, pois o brinquedo desperta em toda criança sua atenção e curiosidade.

Mostra a importância de partilhar

Na primeira infância, as crianças são naturalmente egocêntricas e vivem em uma fase que precisam descobrir que não são o centro das atenções. Quando levam seus brinquedos mais especiais e queridos para a escola, elas acabam aprendendo a partilhar.

Faz uma fonte de afeto

O brinquedo trazido de casa representa, especialmente para as crianças menores, um pouco do lar presente na escola.

Ensina responsabilidade

A atividade de levar seu próprio brinquedo para a escola é uma boa oportunidade também para ensinar as crianças a ter responsabilidade por suas coisas.

Exercita a escolha

A escolha dos brinquedos também representa um aprendizado para os alunos. Os alunos precisam refletir sobre os brinquedos que preferem e escolhem para levar a escola.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br