Desfralde

 Escola de Educação Infantil
O desfralde deve começar quando se percebe que a criança demonstra estar pronta para o início do processo:

• Desconforto com o uso da fralda. Escola de Educação Infantil
• Curiosidade quanto ao uso do toalete pelos pais/irmãos.
• Incômodo por ter a fralda suja, após ter feito xixi ou cocô. A família e a escola devem ser parceiras neste processo para ajudar no desenvolvimento do controle dos esfíncteres pela criança. A decisão por iniciar o treino deve levar em conta:
 A disposição e a maturidade da criança
– A disponibilidade e a programação da família (mudanças, trabalho, festas…).

Etapas

1. Avisa que fez xixi ou cocô. Não tem consciência do controle esfincteriano. Sente-se desconfortável após sua produção.
2. Avisa que está fazendo. Começa a ter consciência da passagem/liberação do xixi ou do cocô pela uretra ou reto, porém sem controle ainda do segurar/soltar.
3. Avisa o que quer fazer. Começa a ter consciência da vontade e a controlar (segurar/soltar) os esfíncteres.
4. Consciência da sequência de eventos a seguir. Sentir vontade – reter – ir para o banheiro – tirar a roupa – sentar no vaso/penico – liberar o controle – esvaziar a bexiga/reto – higienizar – vestir a roupa – lavar as mãos.

Escola de Educação Infantil