- All Together School
4 dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças
A Inteligência Emocional (IE) começou a ser popularizada a partir da década de 1990, quando o psicólogo Daniel Goleman publicou o primeiro livro sobre essa temática (Inteligência Emocional, 1995).
Estudar sobre a inteligência emocional em crianças é fundamental para saber como identificar e lidar com os sentimentos.
Vale ressaltar que a inteligência emocional não é algo natural do ser humano, ela precisa ser estimulada por meio de exemplos na rotina, brincadeiras e outras atividades. Portanto, ela é construída ao longo dos anos com o auxílio dos pais e da escola.
Mas, como fazer isso? Venha conosco que apresentaremos quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças!
1. Incentive uma boa comunicação diária sobre as emoções
Se as crianças aprenderem (por meio da vivência) que é melhor retrair ou esconder sentimentos ao invés de externalizá-los, certamente ela fará isso!
Portanto, desenvolver a capacidade de falar sobre os seus sentimentos é uma ótima opção para mostrar como lidar com essa situação.
Dessa forma, incentive o seu pequeno a falar diariamente sobre o que está sentindo, mesmo que sejam emoções negativas. Ele precisa entender que, em casa, há um ambiente seguro para que ele possa expressar o que está vivenciando.
Afinal, saber como se expressar emocionalmente é fundamental para desenvolver a competência emocional.
Para Mayer e Salovey (1997), é preciso “moderar emoções negativas e potencializar emoções positivas, sem reprimir ou exagerar a informação que elas transmitem”.
2. Saiba trabalhar com as frustrações da vida
Nem sempre a criança terá um dia cem por cento positivo. Então, é importante mostrar que ela consegue superar os dias e as experiências ruins. Assim, pode se tornar resiliente perante às frustrações.
Dar apoio, mostrar algumas alternativas para lidar com um problema e analisar com calma e empatia a situação é fundamental para desenvolver a inteligência emocional.
Além disso, jamais tente resolver um problema do seu filho por ele: mostre que ele tem todo o apoio necessário em casa, no entanto, permita que ele tome as suas próprias decisões e seja protagonista da sua própria história.
3. Invista em muitas brincadeiras
Quando uma criança tem sentimentos reprimidos ou algo que está a incomodando e ela não sabe expressar isso de forma verbal, acaba manifestando espontaneamente na hora das brincadeiras.
Por isso, muitas vezes encontramos crianças agressivas nesses momentos de descontração, afinal, é uma forma de externalizar o que está dentro de si.
Logo, além de desenvolver a habilidade de conversar sobre os sentimentos, é importante investir em muitas atividades lúdicas.
Afinal, quando a criança brinca ela tem a oportunidade de se pôr no lugar de outros personagens (como professores, mãe, colega, irmão ou outros) e aprende a refletir sobre as características da pessoa que está sendo imitada.
Quando isso acontece a criança aprende a respeitar a opinião alheia, bem como nota que existem regras que devem ser seguidas para o bom desfecho da atividade — além disso, é uma excelente oportunidade para pôr a criança em movimento, evitando o sedentarismo.
4. Elogie antes de criticar
É fundamental reforçar a autoestima dos pequenos para que eles cresçam em um ambiente seguro. Por isso, em vez de reforçar os pontos críticos e apontar os erros, mostre sempre as qualidades deles.
Assim, eles se sentem mais confortáveis em dividir as suas angústias. Lembre-se de que cobranças e exigências excessivas influenciam diretamente na construção da autoestima das crianças. Portanto, elogie muito e sempre procure mostrar o lado positivo de todas as situações rotineiras.
Desenvolver a inteligência emocional nas crianças é algo que deve ser feito diariamente pelos pais e escola. Afinal, ela é construída ao longo dos anos e deve ser estimulada por meio da comunicação oral e do lúdico.
Neste post, você conferiu quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças.
Você gostou?
Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas mídias sociais!