• All Together School

4 dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças

A Inteligência Emocional (IE) começou a ser popularizada a partir da década de 1990, quando o psicólogo Daniel Goleman publicou o primeiro livro sobre essa temática (Inteligência Emocional, 1995).


Estudar sobre a inteligência emocional em crianças é fundamental para saber como identificar e lidar com os sentimentos.


Vale ressaltar que a inteligência emocional não é algo natural do ser humano, ela precisa ser estimulada por meio de exemplos na rotina, brincadeiras e outras atividades. Portanto, ela é construída ao longo dos anos com o auxílio dos pais e da escola.


Mas, como fazer isso? Venha conosco que apresentaremos quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças!


1. Incentive uma boa comunicação diária sobre as emoções


Se as crianças aprenderem (por meio da vivência) que é melhor retrair ou esconder sentimentos ao invés de externalizá-los, certamente ela fará isso!


Portanto, desenvolver a capacidade de falar sobre os seus sentimentos é uma ótima opção para mostrar como lidar com essa situação.


Dessa forma, incentive o seu pequeno a falar diariamente sobre o que está sentindo, mesmo que sejam emoções negativas. Ele precisa entender que, em casa, há um ambiente seguro para que ele possa expressar o que está vivenciando.


Afinal, saber como se expressar emocionalmente é fundamental para desenvolver a competência emocional.


Para Mayer e Salovey (1997), é preciso “moderar emoções negativas e potencializar emoções positivas, sem reprimir ou exagerar a informação que elas transmitem”.


2. Saiba trabalhar com as frustrações da vida


Nem sempre a criança terá um dia cem por cento positivo. Então, é importante mostrar que ela consegue superar os dias e as experiências ruins. Assim, pode se tornar resiliente perante às frustrações.


Dar apoio, mostrar algumas alternativas para lidar com um problema e analisar com calma e empatia a situação é fundamental para desenvolver a inteligência emocional.


Além disso, jamais tente resolver um problema do seu filho por ele: mostre que ele tem todo o apoio necessário em casa, no entanto, permita que ele tome as suas próprias decisões e seja protagonista da sua própria história.


3. Invista em muitas brincadeiras


Quando uma criança tem sentimentos reprimidos ou algo que está a incomodando e ela não sabe expressar isso de forma verbal, acaba manifestando espontaneamente na hora das brincadeiras.


Por isso, muitas vezes encontramos crianças agressivas nesses momentos de descontração, afinal, é uma forma de externalizar o que está dentro de si.


Logo, além de desenvolver a habilidade de conversar sobre os sentimentos, é importante investir em muitas atividades lúdicas.


Afinal, quando a criança brinca ela tem a oportunidade de se pôr no lugar de outros personagens (como professores, mãe, colega, irmão ou outros) e aprende a refletir sobre as características da pessoa que está sendo imitada.


Quando isso acontece a criança aprende a respeitar a opinião alheia, bem como nota que existem regras que devem ser seguidas para o bom desfecho da atividade — além disso, é uma excelente oportunidade para pôr a criança em movimento, evitando o sedentarismo.


4. Elogie antes de criticar


É fundamental reforçar a autoestima dos pequenos para que eles cresçam em um ambiente seguro. Por isso, em vez de reforçar os pontos críticos e apontar os erros, mostre sempre as qualidades deles.


Assim, eles se sentem mais confortáveis em dividir as suas angústias. Lembre-se de que cobranças e exigências excessivas influenciam diretamente na construção da autoestima das crianças. Portanto, elogie muito e sempre procure mostrar o lado positivo de todas as situações rotineiras.


Desenvolver a inteligência emocional nas crianças é algo que deve ser feito diariamente pelos pais e escola. Afinal, ela é construída ao longo dos anos e deve ser estimulada por meio da comunicação oral e do lúdico.


Neste post, você conferiu quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional em crianças.


Você gostou?


Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas mídias sociais!



3,476 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019 por Shiudi Deguchi -  All Together Bilingual School