• All Together School

Como a All Together ajuda na socialização primária e secundária?

A criança vive um processo de socialização quando ela aprende as regras, os costumes e as normas de uma sociedade para viver de uma forma ética e feliz.


Nesse cenário, questionamos: você sabe o que é socialização primária e secundária e qual é a sua importância?


Primeiramente, é preciso considerar que a socialização é um processo interativo que faz parte do desenvolvimento infantil.


Dessa maneira, a escola e a família são agentes fundamentais nessa trajetória.

Vamos compreender mais sobre esse assunto? Venha conosco!


Entenda o que é socialização primária e secundária


A socialização primária acontece na família, por meio de diversos fatores, tais como:


  • afetos: carinho, atenção, amor, amizade, cumplicidade etc;

  • valores: ética, responsabilidade, respeito, entre outros;

  • formas de relacionamento;

  • demais crenças.


Aqui, vale ressaltar que o ambiente familiar tem um peso muito grande na contribuição para o processo de formação e aprendizagem.


Assim, a primeira fase da socialização acontece antes da criança começar a frequentar uma escola.


Já a socialização secundária acontece na escola, quando a criança se afasta do vínculo familiar e começa a encontrar alguns conflitos.


Isso porque ela percebe que existem outras realidades, valores, crenças e normas — algumas, inclusive, podem até ser diferentes das vividas na sua família.


Logo, por meio dessa mistura de cultura familiar e cultura escolar é que começam a ser trabalhados, por meio da socialização, valores como respeito às diversidades, empatia, solidariedade, compaixão e muito mais.


Por isso, em termos gerais: a socialização primária acontece na família, enquanto a secundária parte da escola.


Confira como a All Together trabalha com a socialização primária e secundária


A escola deve ser vista como um agente de socialização, considerando a identidade de cada aluno e também respeitando as suas maneiras individuais de interagir.


A All Together School entende que educar não é somente um processo de ensino-aprendizagem, afinal, é preciso ir muito além desses conceitos.


De acordo com Lopes (1995):


o processo educativo na escola deve respeitar a liberdade e as especificidades de cada ser humano e atender as solicitações individuais, para que cada um se desenvolva de acordo com sua própria potencialidade, tendo em vista o assumir com responsabilidade e atitude crítica o seu papel de cidadão”.


Para tanto, é preciso fazer que a criança seja a própria protagonista da sua história para construir indivíduos pensantes, com ética e que estejam preparados para viver em sociedade.


A All Together compreende que a criança desenvolve suas habilidades cognitivas por meio das diversas interações, especialmente, as sociais. Por isso questões como valores, empatia e autonomia são abordadas com o olhar atento e reflexivo.


Dessa maneira, o aluno encontra a base necessária para seguir os próximos ciclos da sua vida.


Nesse momento podem surgir diversas dúvidas sobre o certo e o errado e também pode haver a insegurança sobre determinadas ideologias (e preocupações com relação ao futuro).


No entanto, a escola está lá para direcionar quanto aos melhores caminhos dentro do contexto social, sempre ao respeitar as características singulares de cada aluno.


Dessa forma, a criança pode viver de forma feliz, harmoniosa e ética no grupo familiar, escolar e em todas as fases da sua vida.


E é assim que a criança constrói a sua identidade, adquirindo princípios éticos e morais que sejam aplicados na vida social, baseado naquilo que aprendeu e experimentou nos ambientes familiar e escolar.


Então, tenha a certeza de que a All Together se preocupa (e muito) com a interação afetiva do seu pequeno!


Você gostou de aprender mais sobre a socialização primária e também conferir como contribuímos para a formação dos pequenos?


Então, aproveite para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre as nossas matrículas!





50 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019 por Shiudi Deguchi -  All Together Bilingual School