• All Together School

Como fazer a adaptação escolar do filho em uma nova escola infantil?

Atualizado: Fev 14

Sabemos que quando as mães põem os filhos na escola, por mais que tenham pesquisado sobre a melhor opção para o seu pequeno, sempre fica uma certa insegurança na fase de adaptação escolar, não é mesmo?


A psicóloga Roselaine Berenice Ferreira da Silva afirma que a fase da adaptação escolar não é apenas da criança, mas também da família. Por isso, sentir um pouco de insegurança é um processo natural.


Vamos entender mais sobre como funciona esse processo e também como fazer a adaptação escolar do filho? Veja mais!


Entenda por que a insegurança acontece


Para Balaban (1888), “a separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem frequentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos”.


A insegurança, o nervosismo e a tensão acontecem porque o trabalho da mãe é interrompido no momento em que ela entrega o seu filho na escola.


É nesse período em que é preciso cortar o vínculo de não estar a todo o instante presente fisicamente com o seu pequeno — que está crescendo cada vez mais e se tornando um ser independente.


Por se tratar de uma relação simbiótica, a criança acaba sentindo insegurança no olhar e nos gestos da mãe. Por isso, é fundamental que ela não repasse o sentimento de insegurança, pois a criança pode sentir medo e pensar que está sendo “abandonada” em um ambiente ruim.


Na verdade, é justamente o contrário: a escolinha é fundamental para o desenvolvimento infantil. Somente nesse ambiente ela encontrará o suporte necessário para socializar, aprender a compartilhar, brincar, perder, ganhar e se desenvolver.


Confira algumas dicas para fazer a adaptação escolar do seu filho


Agora que você aprendeu sobre a importância de transmitir segurança para o seu pequeno para que ele tenha uma boa adaptação escolar, confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Vamos lá?


Invista em uma escola que permita o período de adaptação


É fundamental encontrar uma escola que tenha uma boa proposta educacional, que gere confiança, e que preste todo o suporte necessário no período de adaptação escolar.


Para isso, existe um período gradativo na escola, por exemplo: no primeiro dia, ele fica apenas uma hora, no segundo, duas, e assim por diante.


Interrompa o vínculo afetivo


É preciso considerar que a adaptação escolar só é possível se houver a interrupção do vínculo mãe naquele momento.


Para Rapaport (2005) é importante que o pai ou a mãe permaneça no ambiente nos primeiros dias, afastando-se gradualmente até o momento em que a sua permanência não seja mais necessária.


Outro critério que gera quebra de confiança é quando os pais saem escondidos e sem se despedir. Portanto, não faça isso, está bem?


Esteja presente em um ambiente separado


Nos primeiros dias, as mães podem estar presente no ambiente escolar para oferecer o suporte necessário à criança.


No entanto, é fundamental que ela esteja em um espaço separado e que deixe o filho com as educadoras.

Lembre-se de que quanto mais a mãe estiver segura e preparada para esse momento, mais fácil será a adaptação escolar da criança.


Encontre uma instituição com professores qualificados


Os professores precisam estar muito bem preparados para receber as crianças nesse período tão importante, porém de tensão e ansiedade.


Por isso, eles precisam ter os conhecimentos necessários e a habilidade de realizar uma adaptação perfeita, com atividades especiais para que os pequenos sintam segurança e tranquilidade no novo ambiente.


E aí? Você gostou do nosso conteúdo sobre adaptação escolar?

Quer encontrar a escola perfeita para o seu pequeno? Conheça agora mesmo a All Together School!



801 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019 por Shiudi Deguchi -  All Together Bilingual School