• All Together School

Por que os pais devem acompanhar a nutrição infantil na escola?

Atualizado: Fev 14

Em razão do rápido crescimento e também da imaturidade fisiológica e imunológica, as crianças representam um grupo de vulnerabilidade. Por isso, a nutrição infantil é um assunto que merece um profícuo acompanhamento dos pais, afinal, é preciso ter cuidado e atenção com essa temática desde os primeiros anos de vida do seu filho.


O consumo inadequado de calorias compromete o estado nutricional da criança e pode levar ao desenvolvimento tanto de excessos quanto de carências alimentares. Considerando que as crianças fazem diversas refeições na escola, é preciso que os pais acompanhem essa evolução e se mantenham alertas com a saúde do seu pequeno.


Vamos conferir por que os pais devem acompanhar a nutrição infantil na escola? Venha conosco!


Promover um rico aprendizado

A alimentação está diretamente relacionada com a capacidade de concentração, atributo fundamental para promover o aprendizado.


Por isso, elaborar e proporcionar um cardápio rico em nutrientes é muito importante para os pequenos.


Afinal, o consumo contínuo da quantidade ideal de vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos em cada fase da vida é fundamental para o funcionamento integral do corpo.


Previne doenças como o sobrepeso e obesidade

Para você ter uma ideia, as principais deficiências nutricionais no Brasil são a de ferro e vitamina A, representando um problema de saúde pública.


De acordo com os Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 20,9% das crianças participantes da pesquisa apresentavam prevalência de anemia, enquanto 17,4% tinham níveis inadequados de vitamina A.


Por isso, Investir em uma alimentação saudável é uma maneira para combater esse tipo de deficiência e evitar doenças crônicas, além de promover uma qualidade de vida muito melhor.

Portanto, uma dieta balanceada na infância previne:

  • câncer;

  • doenças cardíacas;

  • diabetes;

  • obesidade;

  • hipertensão; e

  • dislipidemia.

Ainda falando sobre a obesidade, você sabia que, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas sofrem de sobrepeso?


Esses dados alarmantes traduzem a má qualidade das refeições na infância. Logo, uma dieta balanceada promove o crescimento e o desenvolvimento saudável.


Melhora o humor


Ter uma dieta com acompanhamento de um nutricionista especializado é ter a certeza de que a criança está consumindo os alimentos corretos que ajudam no seu desenvolvimento.


Por exemplo, a banana é fonte de serotonina (hormônio relacionado ao bem-estar), enquanto o espinafre é fonte de vitamina B e ácido fólico, que reduz o estresse e melhora os níveis de humor.


Sabia que na All Together School você acompanha a alimentação do seu pequeno?


Quando o assunto é nutrição infantil, a escola se destaca porque as crianças fazem diversas refeições por lá. Logo, a escola precisa criar um ambiente propício que tenha um projeto de educação nutricional junto à família.


Respeitando as necessidades individuais de cada um e até mesmo as suas crenças, é preciso impulsionar uma cultura da alimentação saudável.


Por isso, aqui na All Together School o cardápio é elaborado seguindo a Lei Escudero de qualidade, promovendo uma dieta completa e adequada para a faixa etária.


Acompanhar a nutrição infantil na escola e em casa é importante para ter a certeza de que a criança está consumindo a quantidade de alimentos suficiente e com a qualidade nutricional que atende às necessidades da sua faixa etária.


Afinal, essa é a principal garantia que as crianças estão desenvolvendo o seu máximo potencial e crescendo de uma maneira saudável.


Você tem alguma dúvida sobre a nutrição infantil na escola? Deixe o seu comentário neste post!

71 visualizações