• All Together School

Precisamos falar agora sobre os riscos do sedentarismo infantil!

Atualizado: Fev 14

De acordo com o Ministério da Saúde, 12% das crianças brasileiras de 9 a 12 anos estão obesas. Os principais pilares que contribuem para essa situação é a alimentação incorreta e a falta de exercícios físicos. Portanto, o sedentarismo infantil é um assunto que merece a sua atenção!


De acordo com Barros Neto (1997), o sedentarismo é a ausência ou a grande redução de atividade física. Atualmente, vivenciamos a era tecnológica que influencia e contribui diretamente para que isso aconteça — afinal, as crianças estão alienadas com a televisão e a internet.


Você já percebeu que a maioria das crianças, se puder optar, prefere brincar no videogame, jogar algo no smartphone ou assistir a um desenho na televisão (em vez de andar de bicicleta com os amigos, jogar bola ou jogos físicos/tabuleiro)?


Então, saiba que essa atitude é uma das principais causas do sedentarismo infantil,

Por isso, os riscos do sedentarismo infantil é algo que precisamos conversar. Vamos lá!


Veja quais são as causas do sedentarismo infantil aliada à má alimentação. Veja outras causas:

● os pais não praticam atividade física;

● os pais não estimulam a prática esportiva;

● a família não incentiva a prática de exercícios;

● a família não tem tempo (ou paciência) para brincar com a criança ao ar livre; e

● a família se sente mais confortável de entregar um brinquedo eletrônico na mão de uma criança em vez de promover outras atividades.


Avalie quais são as principais consequências

O sedentarismo infantil traz diversas consequências negativas para a saúde das crianças, por exemplo:


● obesidade;

● diabetes;

● doenças cardíacas; e

● osteoporose.


Não é nenhuma novidade que as atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento físico e mental das crianças. De acordo com o professor de Educação Física Célio Silva, praticar esportes aumenta em 40% as chances de ir melhor na escola, aprendendo todos os conceitos e teorias com mais facilidade.


Conclui-se, portanto, que o sedentarismo promove o baixo desempenho escolar. Afinal, se a criança tem baixa maturidade física ela não consegue realizar as suas atividades rotineiras, tais como aprender, raciocinar, concentrar-se e pensar.


Confira algumas dicas para combater o sedentarismo infantil

Um dos melhores conselhos para prevenir o sedentarismo infantil é ser um exemplo para os seus filhos. Se você inserir atividades físicas na rua rotina, as crianças começam a perceber que isso é importante e divertido — ela percebe que é algo normal e não é visto como uma obrigação.


Promova brincadeiras em família

Se a criança não gostar de praticar atividades não adianta forçar. No entanto, é possível conversar muito e encontrar exercícios e brincadeiras que façam com que ela se divirta e se movimente bastante.

Uma dica útil é criar um ambiente divertido em família — certamente, isso ficará gravado na memória do(a) seu(sua) filho(a).


Invista em passeios ao ar livre

Os passeios ao ar livre também são ótimos aliados no combate ao sedentarismo infantil. Pois as crianças podem ter contato com o mundo exterior e são estimuladas a correr, caminhar, andar de bicicleta, brincar no balanço e muito mais.


Imponha limites para o uso tecnológico

Por mais cômodo que seja deixar a criança se divertir com as novas tecnologias, estipule horários para que ela não foque somente nessa atividade sedentária.

Aliás, quanto menos as crianças utilizarem o computador, o tablet, a televisão e o smartphone e mais tempo passarem brincando e interagindo com outras pessoas, melhor!

Você gostou de aprender mais sobre o sedentarismo infantil? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais. Assim, os seus amigos também têm a oportunidade de aprender mais sobre essa temática tão importante!


Afinal, a tecnologia ajuda ou atrapalha no desenvolvimento infantil? E o que isso pode ter a ver com a nossa abordagem e proposta pedagógica? Baixe nosso e-book que trata do tema!
67 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019 por Shiudi Deguchi -  All Together Bilingual School