Em razão do rápido crescimento e também da imaturidade fisiológica e imunológica, as crianças representam um grupo de vulnerabilidade. Por isso, a nutrição infantil é um assunto que merece um profícuo acompanhamento dos pais, afinal, é preciso ter cuidado e atenção com essa temática desde os primeiros anos de vida do seu filho.
O consumo inadequado de calorias compromete o estado nutricional da criança e pode levar ao desenvolvimento tanto de excessos quanto de carências alimentares. Considerando que as crianças fazem diversas refeições na escola, é preciso que os pais acompanhem essa evolução e se mantenham alertas com a saúde do seu pequeno.
Vamos conferir por que os pais devem acompanhar a nutrição infantil na escola? Venha conosco!
Promover um rico aprendizado
A alimentação está diretamente relacionada com a capacidade de concentração, atributo fundamental para promover o aprendizado.
Por isso, elaborar e proporcionar um cardápio rico em nutrientes é muito importante para os pequenos.
Afinal, o consumo contínuo da quantidade ideal de vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos em cada fase da vida é fundamental para o funcionamento integral do corpo.
Previne doenças como o sobrepeso e obesidade
Para você ter uma ideia, as principais deficiências nutricionais no Brasil são a de ferro e vitamina A, representando um problema de saúde pública.
De acordo com os Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 20,9% das crianças participantes da pesquisa apresentavam prevalência de anemia, enquanto 17,4% tinham níveis inadequados de vitamina A.
Por isso, Investir em uma alimentação saudável é uma maneira para combater esse tipo de deficiência e evitar doenças crônicas, além de promover uma qualidade de vida muito melhor.
Portanto, uma dieta balanceada na infância previne:
- câncer;
- doenças cardíacas;
- diabetes;
- obesidade;
- hipertensão; e
- dislipidemia.
Ainda falando sobre a obesidade, você sabia que, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas sofrem de sobrepeso?
Esses dados alarmantes traduzem a má qualidade das refeições na infância. Logo, uma dieta balanceada promove o crescimento e o desenvolvimento saudável.
Melhora o humor
Ter uma dieta com acompanhamento de um nutricionista especializado é ter a certeza de que a criança está consumindo os alimentos corretos que ajudam no seu desenvolvimento.
Por exemplo, a banana é fonte de serotonina (hormônio relacionado ao bem-estar), enquanto o espinafre é fonte de vitamina B e ácido fólico, que reduz o estresse e melhora os níveis de humor.
Sabia que na All Together School você acompanha a alimentação do seu pequeno?
Quando o assunto é nutrição infantil, a escola se destaca porque as crianças fazem diversas refeições por lá. Logo, a escola precisa criar um ambiente propício que tenha um projeto de educação nutricional junto à família.
Respeitando as necessidades individuais de cada um e até mesmo as suas crenças, é preciso impulsionar uma cultura da alimentação saudável.
Por isso, aqui na All Together School o cardápio é elaborado seguindo a Lei Escudero de qualidade, promovendo uma dieta completa e adequada para a faixa etária.
Acompanhar a nutrição infantil na escola e em casa é importante para ter a certeza de que a criança está consumindo a quantidade de alimentos suficiente e com a qualidade nutricional que atende às necessidades da sua faixa etária.
Afinal, essa é a principal garantia que as crianças estão desenvolvendo o seu máximo potencial e crescendo de uma maneira saudável.
Você tem alguma dúvida sobre a nutrição infantil na escola? Deixe o seu comentário neste post!